Uma pesquisa canadense descobriu que a música tem a capacidade de reduzir a sensação de dor física. No estudo, 63 jovens escolheram suas músicas favoritas, incluindo uma que consideravam trilha sonora de suas vidas e outra com batida suave para levar para uma ilha deserta.
Durante a pesquisa, os participantes ouviram suas músicas favoritas, opções relaxantes e um remix confuso das três, enquanto os pesquisadores aplicavam calor no antebraço dos voluntários para simular a sensação de tocar em algo quente.
Os resultados mostraram que as músicas favoritas foram mais eficazes na redução da dor do que as outras opções. Isso sugere que a ligação emocional com a música desempenha um papel significativo na diminuição do desconforto.
A pesquisa destacou que a música atua em várias regiões cerebrais envolvidas na percepção da dor, memória e processamento de estados emocionais. Esse efeito redutor de incômodos pode ser explicado pela influência positiva da música em aspectos cognitivos e emocionais.
Portanto, a música não apenas pode mexer com nossos sentimentos, mas também pode aliviar a dor física, o que é um achado interessante para o bem-estar e o tratamento da dor.
Foto: Andrea Piacquadio